A ARTE DO TRIO
terça
21H00
LIVRE (obrigatório levantar bilhete)
IGREJA DE SANTA MARIA
M>6
3º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
A ARTE DO TRIO
DSCH – Schostakovich Ensemble
Filipe Pinto-Ribeiro Piano e Direcção
Esther Hoppe Violino
Christian Poltéra Violoncelo
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Trio para Piano, Violino e Violoncelo KV 548
Joaquín Turina (1882-1949)
“Círculo…” Fantasia para Piano, Violino e Violoncelo Opus 91
Franz Schubert (1797-1828)
Trio para Piano, Violino e Violoncelo Nº 1 D 898
Filipe Pinto-Ribeiro
Filipe Pinto-Ribeiro é um dos grandes músicos portugueses da actualidade e um dos que mais reconhecimento internacional conquistou enquanto solista e músico de câmara.
Diplomado e doutorado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com a prestigiada Professora Lyudmila Roschina, Filipe encetou desde então uma carreira que o tem levado a apresentar-se nos melhores palcos e séries de concertos e festivais da Europa, América, Ásia e Oceania, a solo, ao lado de alguns dos mais prestigiados músicos mundiais e acompanhado pelas principais orquestras portuguesas e de vários países europeus e americanos.
Momento importante no seu percurso foi a criação, em 2006, do DSCH-Schostakovich Ensemble, de que é director artístico, um agrupamento de geometria variável onde Filipe se tem reunido, ao longo dos últimos quase 20 anos, a muitos dos mais significativos músicos do nosso tempo para concertos um pouco por todo o mundo.
Foi também a partir desse Ensemble que criou, em 2015, o Festival e Academia VERÃO CLÁSSICO, que se realiza anualmente em Lisboa e se constitui hoje como um dos mais importantes festivais e academias musicais do mundo. Desde 2021, Filipe Pinto-Ribeiro é o director artístico do Festival Bragança ClassicFest. É também director artístico do Festival de Música dos Capuchos e curador do Ciclo de Concertos Music4l-mente, no Porto, sua cidade natal.
Dentre a sua discografia aclamada internacionalmente, com vários álbuns a solo, destaque-se o duplo CD “Piano Seasons”, com obras de Tchaikovsky, Carrapatoso e Piazzolla / Nisinman, a integral para piano e cordas de Schostakovich e Trios de Beethoven, os três últimos álbuns editados pela Paraty / Harmonia Mundi.
Premiado por diversas ocasiões, é o único pianista português “Steinway Artist”, distinção oficial recebida em 2014 da prestigiada marca de pianos Steinway & Sons.
DSCH – Schostakovich Ensemble
Fundado em 2006, DSCH – Schostakovich Ensemble é considerado um dos agrupamentos musicais de topo do actual panorama internacional. Sediado em Lisboa desde a sua criação pelo seu director artístico Filipe Pinto-Ribeiro, o DSCH é um ensemble de geometria variável e uma plataforma de encontro e interacção de músicos de excelência.
Deve o seu nome compositor Dmitri Schostakovich, numa homenagem aquando da celebração do centenário do seu nascimento, em 2006, ano em que o DSCH iniciou a sua actividade. Desde então, apresentou-se em várias temporadas e festivais, na Europa, nos EUA e na Austrália.
O vasto repertório do DSCH integra obras de compositores de diversas épocas e estilos musicais, de Beethoven a Schumann, de Mozart a Messiaen, de Haydn a Webern, de Brahms a Ravel, incluindo contemporâneos, como Sofia Gubaidulina.
Tem contado com a participação de músicos extraordinários, como Pascal Moraguès, Esther Hoppe, Christian Poltéra, Gérard Caussé, Adrian Brendel, Lars Anders Tomter, Corey Cerovsek, Tedi Papavrami, Gary Hoffman, Jack Liebeck, Kyril Zlotnikov, Liza Ferschtman, entre muitos outros.
Desde 2006, alguns dos concertos do Schostakovich Ensemble foram gravados e transmitidos pela RTP Antena 2 e pelo canal de televisão francês Mezzo.
Em 2018, instituiu o Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble, destinado a galardoar a obra e a carreira dos principais compositores portugueses. Luís Tinoco e Eurico Carrapatoso foram distinguidos, respectivamente, em 2019 e 2021.
A discografia do DSCH inclui a 1ª gravação mundial da Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas de Schostakovich e os Trios Opus 11 e 38 de Beethoven (Paraty/Harmonia Mundi), álbuns aclamados pela imprensa especializada nacional e internacional.
Eventos relacionados
-
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PRINCIPADO DAS ASTÚRIAS
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PRINCIPADO DAS ASTÚRIAS
2023/09/293º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
-
SINFONIA DO NOVO MUNDO
SINFONIA DO NOVO MUNDO
2023/09/303º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
-
BACH A SOLO
BACH A SOLO
2023/10/013º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
-
MOZART FEST
MOZART FEST
2023/10/053º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
-
GALA DE ÓPERA
GALA DE ÓPERA
2023/10/063º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
-
A GRANDE FANTASIA
A GRANDE FANTASIA
2023/10/073º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST