CLARÃO - Participação da Comunidade
05 A 13 DEZEMBRO
18H00
LIVRE
SALA ESTÚDIO
7 AOS 77 ANOS
60 Min.
ALGURES A NORDESTE - Festival de Dança Contemporânea
CIRCOLANDO
CLARÃO
A partir do Serapeum de Panóias
Convite à participação da comunidade
Projeto integrante do programa Algures a Nordeste, CLARÃO resulta do convite dos Teatros Municipais de Vila Real e Bragança para criarmos um espetáculo que, tomando por ponto de partida o universo e pistas que encontrarmos em Panóias, desenvolva uma reflexão mais alargada sobre a ideia de ritual e comunhão com a terra.
Nor arredores de Vila Real, o complexo Panóias é um intrigante espaço ligado aos inícios do sagrado, quando as grandes fragas e os grandes montes, como o Marânus, eram adorados como Deuses. Templo depois dedicado aos deuses severos e Serápis, divindade sicrética que funde em si vários deuses, fica associado aos mistérios do mundo subterrâneo e da vegetação. A cosmogonia do antigo Egipto e seus mitos sobre a regeneração da luz, um outro curioso mundo evocado.
Interessa-nos muito aprofundar este tempo dos princípios dos deuses, a era panteísta em que havia uma identificação de deus com as forças da natureza. Interessa-nos um universo noturno, de medos e desconhecidos avassaladores. Interessam-nos os rituais de transe, iniciação, purificação, o convite à "ultrapassagem dos seus próprios limites à procura do limiar".
O projeto terá uma forte dimensão transdisciplinar, querendo-se desenvolver um trabalho que assenta em diálogos imbricados entre dança, teatro, som e luz. Do elenco fará parte um poderoso grupo da comunidade.
Direção Artística André Braga e Cláudia Figueiredo; Algures a Nordeste - Projeto para Promoção do Território Cultural do Nordeste Português; Coprodução: Circolando, Teatro Municipal de Bragança e de Vila Real
Eventos relacionados
-
OCELO2024/09/25
OCELO
ALGURES A NORDESTE - Festival de Dança Contemporânea
DANIELA CRUZ
-
FISICAMENTE STORYTELLING2024/12/07
FISICAMENTE STORYTELLING
OFICINA DE IMPROVISO
-
QUANTOS CANTOS HÁ NUM CANTO2024/12/13
QUANTOS CANTOS HÁ NUM CANTO
OFICINA DE MÚSICA