SUPLICANTES
sábado
21H00
AUDITÓRIO
M>14
75 Min.
6,00 EUROS
🎟 Abertura das bilheteiras (presencial e online):
🗓 02 de janeiro de 2026
BILHETES À VENDA EM:
Ciclo Teatro Bragança
#cassandra
#SUPLICANTES
Na tragédia grega As Suplicantes, Ésquilo, conta-nos a história de cinquenta mulheres, irmãs, que, quando obrigadas a casar com os cinquenta primos contra a sua vontade, partem de barco fugindo do Egito, atravessando o mar mediterrâneo, desaguando nas areias da Grécia, onde pedem asilo.
Não precisamos de procurar muito para encontrar a atualidade em certos mitos, ou certas peças. Neste caso, uma travessia de barco repleto de pessoas que fogem de um destino fatídico que determinado país lhes dá, a sua viagem pelo mar mediterrâneo e o pedido de asilo num país do sul da Europa, poderia ser o oráculo de uma notícia de um qualquer telejornal dos nossos dias. Nesta reescrita, feita pelas mãos de Sara Barros Leitão, partiremos para uma reflexão sobre o próprio projeto Europeu, sobre fronteiras, sobre pactos de hospitalidade, acolhimento e integração. Suplicantes, é uma tragédia - porque só a tragédia conseguirá explicar o mundo em que vivemos atualmente - e é uma ficção - pois só o afastamento emocional das histórias individuais nos poderá ajudar a compreender a universalidade das questões.
texto e encenação Sara Barros Leitão assistência de encenação e produção Inês Sincero interpretação Lígia Roque, Ricardo Vaz Trindade, Sandro Feliciano cordenação de pesquisa Elizabeth Challinor cenografia F. Ribeiro figurinos Jordann Santos adereços Beatriz Filomeno, F. Ribeiro e Jordann Santos desenho de luz Nuno Meira sonoplastia e desenho de som João Oliveira elocução João Henriques coordenação de produção Susana Ferreira e Simone Almeida produção (em contexto de estágio curricular) Lau Robert comunicação Mariana Dixe imagens de divulgação Diogo Marques fotografias de cena Teresa Pacheco Miranda design Marta Ramos