REQUIEM EM RÉ MENOR, W.A. MOZART
sábado
21H00
AUDITÓRIO
M>6
60 Min.
11,00 EUROS
abertura de bilheteiras (física e online) a partir de 02 janeiro
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ORQUESTRA INÊS DE CASTRO
REQUIEM EM RÉ MENOR, W.A. MOZART
O Requiem é a derradeira obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791], uma das suas mais reconhecidas composições, quer pela música em si, quer pelo debate em torno da incerteza de qual parte da missa fúnebre terá sido escrita pelo próprio Mozart. Inacabada devido à morte do compositor, foi concluída posteriormente pela brilhante coragem e gratidão dos seus amigos e discípulos Franz Xaver Süßmayr, Joseph Leopold Eybler e Franz Jacob Freystädtler, permitindo assim que, intemporalmente, possa ser admirada e interpretada vezes sem conta. Requiem de Mozart é uma das obras clássicas mais elogiadas de todos os tempos, integrando o repertório de excelência para coro, orquestra e solistas. Sendo dividida em secções, com catorze andamentos, a obra, na sua música e letra, traduz uma escalada de sentimentos e emoções perante a perda e a morte, evocando a esperança na luz eterna.
maestro Artur Pinho Maria,direção
Ruben Fernandes, tenor
Gisela Sachse, mezzo soprano
Leonor Barbosa de Melo, soprano
Rui Silva, baixo
BriChoirT
Coro Sinfónico Inês de Castro
Orquestra Inês de Castro
Direção
Maestro Artur Pinho Maria
Licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus, estudou com Anton de Beer, Edgar Saramago, John Roos, Vianey da Cruz, Jean-Marc Burfin, Peppe Prates, Vasco Pearce de Azevedo, José Luís Borges Coelho, Ivo Cruz, António Vassalo Lourenço e Ernst Schelle.
Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, tendo ainda dirigido, como maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra op. 21, Orquestra Espoarte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia de Gaia, Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade e Orquestra do Atlântico. É atualmente maestro titular e diretor artístico da Orquestra Inês de Castro e administrador do Movimento Musical Cooperativo.
Durante toda a sua carreira profissional foi maestro de diversos coros académicos e de coros regionais. Atualmente, é maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Orfeão de Vale de Cambra e do Orfeon Académico de Coimbra. Enquanto maestro convidado dirigiu diversos coros, dos quais se destacam Ensemble Vocal Pro Musica, Coro do Departamento de Música da Universidade do Minho, Coro Académico da Universidade do Minho, Coro de Câmara de Amarante, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Coro Municipal Marquês de Pombal, Coral de Sant'Ana, Grupo Coral de Maçainhas, Coro Médico de Lisboa, Nova Era Schola e Orfeão Tomás Alcaide.
Internacionalmente, dirigiu a Orchestra Filharmonii Podkarpackiej (Polónia), a Orchestra Sinfonica Città di Grosseto (Itália), e Coro e Orquestra Voices International (Luxemburgo). Dirigiu ainda em várias cidades europeias em digressões dos coros em que é maestro titular. Foi Júri do concurso Sergey Kussewitzky International Conducting Competition (Itália, 2023).
Entre 2015 e 2020 foi assistente convidado do Departamento de Música da Universidade do Minho.
Das gravações editadas, destaca-se a primeira gravação integral dos cadernos I e II de ‘Fernando Lopes Graça – Canções Regionais Portuguesas’ (2007), a gravação em CD/DVD da estreia mundial do Requiem Inês de Castro, de Pedro Macedo Camacho (2012), e Requiem de Mozart com o Coro e Orquestra Sinfónicos Inês de Castro (2021).
Foi ainda responsável por diversos cursos de direção coral e masterclasses de técnica vocal, nacional e internacionalmente. É responsável, juntamente com o maestro Edgar Saramago, pelo Curso de Direção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira, desde a primeira edição. É professor titular da recém-formada APM Schola.
Ruben Fernandes
Licenciado em Música - Variante de Canto - pela Escola Superior de ArtesAplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco) na classe das professoras Elisabete Matos e Dora Rodrigues.
Solista tenor na "Fantasia Coral, op.80" de Beethoven, no Teatro Aveirense, a convite do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, em 2018; interpretou Don Ottavio no elenco da Ópera "Don Giovanni", de Mozart, em Junho de 2019. Solista tenor na obra “Requiem for the Living” de Dan Forrest com o Coro Geral da ESART. Solista tenor nas obras “Magnificat” e “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves com o Coro de Câmara São Frutuoso.
Solista tenor na “Messe Breve aux chapelles n. 7” de Charles Gounod com o Coral de Chaves.
Participação na Ópera "L' Enfant et les sortilèges" de Ravel nos papéis "La Théière", "Le Petit Vieillard" e "La Reinette" desenvolvida na disciplina de Estúdio de Ópera do Conservatório de Música do Porto, sob a orientação de Palmira Troufa, João Queirós e Joana Moraes.
Solista tenor na obra "Te Deum" de Charpentier com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, na Casa da Música, em 2017.
Solista tenor na obra "The Armed Man: a Mass for Peace" de Karl Jenkins, com a Orquestra do Norte, na Casa da Música, em 2016
Trabalhou com os maestros José Ferreira Lobo, José Manuel Pinheiro, António Ferreira dos Santos, Carlos Marques, Tiago Ferreira, António Vassalo Lourenço, Fernando Marinho, Martin Lutz, Jonathan Ayerst, Simon Carrington, Gonçalo Lourenço e Yan Mikirtumov.
Solista tenor na “Messe Breve aux chapelles n. 7” de Charles Gounod com o Coral de Chaves.
Gisela Sachse
Mestre em Canto Teatral pelo Conservatório Superior Música de Gaia, na classe da Profª Fernanda Correia,iniciou a sua carreira em 2013. Apresentou-se como solista em Portugal, Espanha e França, interpretando papéis como ‘Cherubino e Marcelina’ (Le nozze di Figaro), ‘Dorabella’ (Cosi fan tutte), ‘Donna Elvira’ (Don Giovanni), ‘Mercedes e Carmen’ (Carmen), ‘Berta e Rosina’ (Il Barbiere di Siviglia), ‘Charlotte’ (Werther), ‘Giovanna e Madalena’ (Rigoletto), ‘Filipyevna’ ( Eugene Onegin), Flora (La Traviata), ‘Suzuki’ (Madama Butterfly), ‘Dalila’ (Sansão e Dalila) e ‘Mamma Lucia e Lola’ (Cavalleria Rusticana). No repertório de concerto foi solista na ‘Missa da Coroação’ e ‘Requiem’ (Mozart), ‘Gloria’ (Vivaldi), ‘Stabat Mater’ (Pergolesi), ‘Messias’ (Haendel), ‘Missa in Angustiis’ (Haydn), ‘9ª Sinfonia’ (Beethoven), ‘Oratorio de Natal’ (Saint-Saens), ‘Stabat Mater’ (Dvorak) e ‘Stabat Mater’ (Karl Jenkins). Actualmente estuda com a soprano Palmira Troufa.
Leonor Barbosa de Melo
Licenciada e Mestre em Canto e Performance Musical pela Universidade Católica (com António Salgado e Sofia Serra), integra no seu currículo a participação em vários concertos a solo, com orquestras e agrupamentos musicais nacionais sob a direção de maestros de excelência. Trabalhou com Monserrat Caballé, Elisabete Matos, Rudolf Piernay, Anna Tomowa-Sintow, entre outros. Interpretou diversas obras a solo, destacando-se ‘Paixão segundo São João’ (Bach), ‘Petite Messe Solenelle’ (Rossini), ‘Requiem’ (Mozart), ‘Stabat Mater’ (Pergolesi), ‘Fantasia Coral’ (Beethoven), entre muitas outras, e estreou a integral das canções profanas para canto e piano de Manuel Faria e a obra Torga, de Leonor Abrunheiro.
Participou em diversas gravações de CD e angariou vários prémios em concursos de canto nacionais. Desde 2011, é cantora residente do Coro da Casa da Música (Porto).É ensaiadora do naipe dos sopranos do Coro Sinfónico Inês de Castro e Maestrina do Coro Infanto-Juvenil Coimbra Cantat, ambos da Associação Ecos do Passado.
Rui Silva
Natural da Póvoa de Varzim, Rui Silva é mestre em Ensino da Música – Especialização em Canto, obtido com excelência, no Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia. É docente da classe de Canto e Diretor Artístico e Musical do Coro Juvenil Pró-Música, EMPV, e Diretor Musical do Coro CCM, CCM/ARTAVE. É membro da Comissão Executiva do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Trabalhou aperfeiçoamento vocal e repertório com o maestro Marc Tardue.
Tem-se apresentado como solista em inúmeras óperas, oratórias, galas e concertos em salas de espetáculos e outros espaços de relevância do panorama nacional e internacional. Apresentou-se, como solista, em variadíssimas Óperas, tais como: Fauteuil, “L’Enfant et les Sortilèges”, Ravel; Uberto, “La Serva Padrona”,Pergolesi; Rei, “El Gato con Botas”, Montsalvatche; Colas, “Bastien und Bastienne”, Mozart; Sarastro, “A Flauta Mágica Mozart; Leporello, “Don Giovanni, Mozart; Morales e Escamillo, “Carmen”, Bizet; Father,“Sete Pecados Mortais”, Kurt Weill; Salieri, “Mozart e Salieiri”, Rimsky-Korsakov; Gremin, “Eugene Onegin”, Tchaikovsky; Ferrando, “O Trovador”, Verdi; Balthazar, “Amahl e os Visitantes da Noite”, Menotti; Don Basilio, Fiorello e Ufficiale, “O Barbeiro de Sevilha”, Rossini; Taddeu de Albuquerque, “Amor de Perdição”, J. Arroyo; Il Gran Ministro, L’orafo e Il Genio della Lampada, “Aladino e a Lâmpada Mágica”, Nino Rota; Don Inigo Gomez, “L’Heure Espagnole”, Ravel; Simone, “Gianni Schicchi”, Puccini; Pessimista, “A Coragem e o Pessimismo”, Jorge Salgueiro; “Irene”, A. Keil; “As Bodas de Fígaro”, Mozart; “Dido e Aeneas”, Purcell.
Orquestra Inês de Castro
Com cerca de 40 músicos, a Orquestra Inês de Castro tem, como principais objetivos, a promoção e desenvolvimento da cultura musical na região e no país, apresentando-se autonomamente e em concertos com o Coro Sinfónico Inês de Castro, ambos pertencentes à Associação Ecos dos Passado. Com Artur Pinho Maria como seu Maestro Titular, teve a sua estreia no dia 19 de Abril de 2019, com a interpretação da obra “Requiem for the living”, de Dan Forrest, num concerto integrado no VII Ciclo de Requiem. No seu repertório conta já com as obras “Messa da Requiem”, de Giuseppe Verdi, “Torga”, de Leonor Abrunheiro (estreia absoluta), “Pietá”, de Eugénio Rodrigues, “Stabat Mater”, de Pergolesi, “Requiem”, de Mozart, “Requiem por um vivo”, de José Pablo Serrano, “Tropos Profanos”, da obra “Magnificat em Talha Dourada”, de Eurico Carrapatoso, Ein Deutsches Requiem de Brahms e “Messa di Glória”, a única obra sacra compositor italiano Giacomo Puccini. A Orquestra Inês de Castro também interpretou, no seu jovem percurso, as obras de Bach - “Brandenburg concerto nº 3 em Sol Maior”, a “Cantata 147 BWV 147 Coral”, “Violino concerto em Mi Maior BWV 1042” - e a grande obra sinfónica “Requiem” de Mozart, interpretada pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, gravada em CD+DVD lançado em 2022.
Coro Sinfónico Inês de Castro
Integrado na Associação Ecos do Passado, é o único coro sinfónico residente no distrito de Coimbra. Constituído por cerca de 70 elementos, o Coro Sinfónico Inês de Castro é um coro comunitário, orientando-se por objetivos musicais, educativos e socioculturais.
Organiza, anualmente, o CICLO DE REQUIEM DE COIMBRA, uma iniciativa cultural e musical única no país, associada à organização de grandes concertos corais sinfónicos, de música erudita clássica e contemporânea.
A sua direção artística, desde a sua fundação, em 2012, está a cargo do Maestro Artur Pinho Maria. Marca cultural da cidade e da Região Centro de Portugal tem reunido, desde 2013 em Coimbra, dezenas de orquestras, coros, maestros e solistas, marcando também a sua presença em várias cidades do país. Do seu reportório fazem parte algumas das mais emblemáticas composições corais sinfónicas de música erudita clássica nomeadamente Requiem (Mozart-gravado em CD e DVD), Messa da Requiem (Verdi), Petite Messe Solennelle (Rossini), 9ª Sinfonia (Beethoven), Ein Deutsches Requiem (Brahms), Israel no Egipto (Handel), Missa de Glória (Puccini), Oratorio de Noël (Saint-Saëns), The Armed Man – A Mass for Peace (Karl Jenkins), Carmina Burana (Carl Orff). Desde 2021, tem interpretado obras de compositores vivos contemporâneos, como é o caso de Requiem por un Vivo (José Pablo Serrano) e Requiem for the Living, Jubilate Deo e LUX, três obras de Dan Forrest. Tem divulgado e interpretado obras de compositores portugueses, como Requiem à Memória de Camões (Bomtempo), Magnificat em Talha Dourada (Eurico Carrapatoso), Requiem para Inês de Castro (Pedro Macedo Camacho), Pietà (Eugénio Rodrigues), Cantata Gnóstica (Jorge Salgueiro) e TORGA (Leonor Abrunheiro). Estas duas últimas foram estreias absolutas, tal como a obra Caligaverunt Oculi mei, do compositor espanhol José Pablo Serrano.
Em 2022, o Coro Sinfónico Inês de Castro celebrou o 10º Aniversário, cuja comemoração foi assinalada com vários eventos, incluindo o lançamento do CD/DVD da obra Requiem de Mozart, gravada ao vivo na emblemática Igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.
BriChoirT
Integrando a oferta coral à disposição dos alunos do Conservatório, o BriChoirT existe desde 2008 e assume-se como o grupo de classe de conjunto mais antigo da instituição. Ao longo dos anos, um dos objetivos sempre perseguido foi a tentativa de marcar a realização cultural da cidade no panorama juvenil do 3º ciclo e do secundário. O coro é composto por cerca de 30 alunos do ensino básico nos regimes supletivo e articulado.
O coro foca sempre a área musical, mas a sua atividade procura aliar componentes do drama e da dança e conta com uma atitude de entrega dos seus alunos. Os interessados em frequentar o BriChoirT têm de realizar provas de admissão e, após a sua integração, são submetidos a avaliações regulares e participam em estágios intensivos. O trabalho coral com jovens do BriChoirT trouxe novos repertórios corais à cidade que foram sendo adaptados pelos coros existentes. O BriChoirT desempenhou um papel positivo na diversificação do repertório coral trabalhado na cidade. Do empenho de todos surgiu o convite para apresentações em várias cidades, da qual se destaca o concerto em Pavillons-sous-Bois, Paris. A atividade artística do BriChoirT além das performances internas contempla projetos de cooperação com museus da cidade, nos quais explora musicalmente as características dessas instituições em espetáculos interativos, concertos colaborativos com orquestras e as várias iterações do “Contrapiar Garoufenho”, espetáculo no Teatro Municipal de apresentação mais alargada e diferenciada de repertório trabalhado.
Orquestra
Afonso Almeida, Ana Sofia Silva, Andreia França, Anna Juhász, António Malta Gomes, Aurora Oliveira, Carlos Sampaio, Carolina Correia, Catarina Gonçalves, Catarina Pereira, Cristiana Torres, Daniel Martins, Francisco Fernandes, Hugo Rodrigues, Inês Carmona, Joana Marques, Joana Vaz, João Costa, José Miguel Pereira, Lourenço Ribeiro, Maria Almeida, Mariana Sampaio, Marisa Moreira, Nuno Ferreira, Pedro Costa, Pedro Soares, Rui Rasteiro, Sara Costa, Sara Estelita, Sofia Gomes.
Coro Sinfónico
Inês de Castro, Alexandra André, Alice Sales, Amélia Loureiro, Amélia Rodrigues, Ana Filomena Neves, Ana Jordão, Ana Margarida Batista, Ana Paula Batista, Ana Sofia Cabral, Ana Sofia Gerardo, Ana Teresa Martinho, Ana Vaz, António Alves, Augusto Rodrigues, Bárbara Saraiva, Bruno Mendes, Carlos Pedro Santos, Celeste França Neves, Chris Bibbo, Cristina Leal, Diana Matias, Diogo Nogueira, Eduarda Oliveira, Eduardo Ladeira, Elisa Almeida, Eugénia Cunha Matos, Francisco Macedo, Gil Figueiredo, Gó Chichorro, Joana Figueiredo, João Guimarães, João Pinheiro, João Rolim, João Vaz, José Miguel Sacramento, Leonor Abrunheiro, Leonor Pina, Lisa Rodrigues, Luísa Barateiro, Manuel Dias da Silva, Manuel Tomás, Maria Adosinda Henriques, Maria da Conceição Mateus, Maria das Graças Pimparel, Maria do Rosário Pinheiro, Maria João Sousa, Maria José Coelho, Maria Leonor Gomes, Maria Manuel Sousa, Maria Paula Entresede, Miriam Fidalgo, Nuno Brandão, Nuno Candeias, Ricardo Vicente, Rita Grade, Rodrigo Loos, Rui Almeida, Rui Figueiredo, Salomé Antunes, Sónia Lobato, Susana Sá, Tina Simões, Zulmira Alves.
BriChoir-T
Ana Carvalho, Bárbara Veigas, Daniel Diz, Guilherme Esteves, Hélder Gabriel, Iara Fernandes, Inês Teixeira, Inês Vinhas,João Araújo, João Carlos Escaleira, João Dias, José Ramos, Leonor Gomes, Lia Fernandes, Maria do Carmo Ramos, Maria Luísa Gouveia, Maria Vinhas, Mariana Fontenete, Mariana Veiga, Matilde Cheio, Miguel Pereira, Miguel Rodrigues, Rafael Dias, Raquel Semanas, Rita Dias, Rodrigo Dias, Rodrigo Sá, Rúben Nascimento, Tiago André Rodrigues, Tomás Melo.