PROJETO CAMILO - 'Queda de um Anjo'.
21h00
Entrada livre até ao limite de lotação. Obrigatório levantar bilhete na bilheteira do TMB.
- PALAVRAS CRUZADAS –
PROJETO CAMILO
"Queda de um Anjo".
Insere-se este nosso projeto num gesto mais vasto de investigação sobre A Arte de Ser, Pensar e Sentir — que tem como fundo as geografias portuguesas: sejam elas os territórios, as singularidades e universalismos, a língua, os afetos e mitologias. É uma extensão das relações entre o homem e as naturezas: a sua natureza e a natureza que o envolve e as suas reciprocidades, portanto. Neste caso as crónicas, os contos e novelas curtas, a biografia, as ideias de Camilo Castelo Branco serão a paisagem por onde circular e sobre a qual vamos erigir a nossa criação. Esta obra antecipa uma série de trabalhos que se estenderão entre 2022 e 2025 e uma das suas partes que apelidamos de O Fim do Mito. Mergulhar no Hiper-romantismo do autor que foi levado ao extremo — por exemplo na negação da própria morte — e vamos usar como primeiras referências as obras Impressão Indelével, O Esqueleto e a Caveira. A partir destas será construído um texto dramático que será a base da criação a desenvolver em 2021 e que terá continuidade em 2023. Este projeto — os seus começos pelo menos — são um desafio que nos foi colocado por um conjunto de três teatros sediados em Trás os Montes: Vila Real, Bragança, Sabrosa e a Casa de Mateus. A escolha de Camilo Castelo Branco surge natural devido à sua filiação com a região e a natureza dramática e jocosa dos seus textos. Surge o convite num contexto de aprofundamento de relações entre as artes num programa apelidado PALAVRAS CRUZADAS. A música, a performance, o texto e o teatro são os horizontes expressivos sobre os quais nos propuseram trabalhar. Antecipamos aqui o que será o projeto de investigação sobre a língua, o pensar, o sentir português que marcará os próximos quatro anos de trabalho criativo — proposta que está a ser trabalhada com vários parceiros em Portugal e será apresentada à DGArtes para o próximo ciclo de apoios sustentados.
Texto: João Garcia Miguel
Reescrito a partir de originais de: Camilo Castelo Branco
Direção e espaço cénico: João Garcia Miguel
Intérpretes: Sara Ribeiro
Música: Vitor Rua
Assistência de encenação: Mariana Ballardin
Figurinos: Rute Osório de Castro
Direção técnica: Roger Madureira
Assistência técnica: Luís Gomes
Direção de produção: Georgina Pires
Produção e vendas: Janine Lages
Assessoria de imprensa The Square: Raquel Alfredo
Apoio técnico: AUDEX
Companhia João Garcia Miguel tem o apoio financeira da DGARTES, Governo de Portugal e com o apoio da Junta de Freguesia do Beato | IEFP
Coprodutores Associados: Teatro Municipal de Vila Real, CM Sabrosa, Casa de Mateus e Bragança, Teatro Ibérico
PALAVRAS CRUZADAS: um projeto de programação em rede nos municípios de Vila Real, Bragança e Sabrosa.
Produção: Teatro Municipal de Vila Real, Espaço Miguel Torga, Teatro Municipal de Bragança e Fundação da Casa de Mateus.
Projeto financiado pelo NORTE – Programação Cultural em Rede | NORTE-14-2020-25
Auditório . m+6 . Duração aproximada: 1H00