MOZART FEST
quinta
21H00
LIVRE (obrigatório levantar bilhete)
IGREJA DE S. FRANCISCO
M>6
3º Festival Internacional de Música BRAGANÇA CLASSICFEST
MOZART FEST
Adriana Ferreira Flauta
Pascal Moraguès Clarinete
Juventus Ensemble
Amia Janicki Violino
Tomás Soares Violino
Mafalda Costa Reis Viola
Beatriz Raimundo Violoncelo
PROGRAMA
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Quarteto para Flauta, Violino, Viola e Violoncelo KV 285
Fernando Lopes-Graça (1906-1992)
Suite Rústica N.º 2, sobre cantos e danças tradicionais portugueses
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Quinteto para Clarinete, 2 Violinos, Viola e Violoncelo KV 581
Adriana Ferreira
Adriana Ferreira é actualmente Flautista Principal da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma. Ocupou o mesmo lugar na Orquestra Filarmónica de Roterdão e na Orquestra Nacional de França, em Paris.
Em 2009, aos dezoito anos, obtém o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril – Prémio El Corte-Inglès. No ano seguinte, é distinguida com o 1º Prémio no prestigiado Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen, na Dinamarca.
Em 2013, é laureada no Japão com o 3º Prémio no Concurso Internacional de Kobe e, em 2014, o 1º Prémio e o Prémio Darmstadt no Concurso Internacional Severino Gazzelloni em Itália. No mesmo ano, obtém o 2º Prémio ex-æquo no Concurso Internacional de Genebra, na Suíça.
Apresentou-se em diversos festivais bem como a solo com as orquestras de câmara do Kremlin, de Colónia e de Genebra, Sinfónica de Odense, Orquestra Gulbenkian e Sun Symphony Orchestra de Hanói, entre outras. Colaborou com vários compositores e estreou diversas obras, entre as quais o Concerto para flauta e orquestra de Joaquim dos Santos, a si dedicado.
Colaborou com a Orquestra de Câmara da Europa, Filarmónica da Scala de Milão, Les Dissonances, Orquestra da Rádio Finlandesa, entre outras, tocando regularmente com a Orquestra XXI.
Natural de Cabeceiras de Basto, Adriana Ferreira começou a estudar flauta transversal na Banda Cabeceirense, prosseguindo os seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe de flauta de Joaquina Mota. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou a classe de Sophie Cherrier, Vincent Lucas e Pierre Dumail no Conservatório de Paris, onde completou o Mestrado e o 3º Ciclo superior, sob a orientação de Hae-Sun Kang. Estudou ainda com Benoît Fromanger na Hochschule Hanns Eisler de Berlim e é licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV).
Em 2015, obteve a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro – do Município de Cabeceiras de Basto.
Eventos relacionados
-
BRAGANÇA CLASSICFEST01 a 12 Out 2024
4.ªEdição Festival Internacional de Música
BRAGANÇA CLASSICFEST