' AS QUATRO ESTAÇÕES DE VIVALDI ' - ORQUESTRA DE CÂMARA DE SÃO PETERSBURGO E DIANA TISHCHENKO
21h00
7,00 euros
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA
Bragança ClassicFest
AS QUATRO ESTAÇÕES – Vivaldi
ORQUESTRA DE CÂMARA DE SÃO PETERSBURGO E DIANA TISHCHENKO
A Orquestra de Câmara de São Petersburgo é uma das instituições musicais russas de referência na cena internacional.
Fundada em 1990 por músicos diplomados do Conservatório de São Petersburgo, a Orquestra marca presença regular nas principais temporadas de concertos e festivais Europa fora.
O seu director musical é, desde 1998, o maestro russo Yuri Gilbo.
Abarca um repertório desde o Barroco até à música do nosso tempo.
Com o maestro Yuri Gilbo e o clarinetista Fabio Di Casola, gravaram as três grandes obras com clarinete de Weber para a Sony (2009), registo que foi ‘Editor’s Choice’ da revista inglesa Gramophone.
A Orquestra de Câmara de São Petersburgo tocou com solistas de topo mundial, como Mstislav Rostropovich, Nigel Kennedy, Igor Oistrach, Sir James Galway, Mischa Maisky, Giora Feidman, Sharon Kam, Sergei Nakariakov, David Garrett, Andrei Gavrilov e Vadim Repin.
Maestro - Yuri Gilbo
A carreira de maestro de Yuri Gilbo confunde-se com a história da Orquestra de Câmara de São Petersburgo. De facto, Gilbo tornou-se director musical e artístico da orquestra apenas um ano após a sua estreia profissional como maestro, e a sua acção ao longo dos últimos 23 anos foi determinante para o actual perfil artístico e personalidade sonora da formação.
Natural de São Petersburgo, Gilbo estudou no histórico Conservatório Rimsky-Korsakov, mudando-se na década de 90 para a Universidade
de Frankfurt, para estudar com a grande violetista Tabea Zimmermann.
Em paralelo às suas funções em São Petersburgo, desenvolve carreira de maestro convidado em orquestra um pouco por todo o mundo, com especial incidência na Europa central e Ásia.
Violinista - Diana Tishchenko
A escolha da violinista Diana Tishchenko como “Rising Star” da “European Concert Hall Organisation” (ECHO), na temporada 20/21, testemunha a alta consideração que tem por parte tanto da crítica como público.
O seu primeiro álbum, lançado na editora Warner Classics em Novembro de 2019, tem sido aclamado mundialmente. A BBC Music Magazine atribuiu-lhe 5 estrelas e a Gramophone Magazine elogiou-a pela sua “voz distinta e individual” e pela “beleza de timbre, brilho e variedade de cores”. Le Figaro escreveu: “Um álbum que confirma a incrível maturidade da artista”.
Em Novembro de 2018, ganhou o Grand Prix Jacques Thibaud no lendário Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin, em Paris, que teve como presidente do júri Renaud Capuçon. Diana é também laureada noutros concursos internacionais como o Isaac Stern, em Shangai, o ARD, em Munique e o David Oistrakh, em Moscovo.
Nascida na Crimeia, Ucrânia, em 1990, Diana Tishchenko começou cedo os estudos musicais, desenvolvendo-os na Escola Especial de Música Lysenko, em Kiev. Pouco depois, entrou na Gustav Mahler Youth Orchestra, assumindo o papel de concertino até 2013 e trabalhando com os maestros Sir Colin Davis, Franz Welser-Möst,
Herbert Blomstedt, Antonio Pappano e Daniele Gatti, apresentando-se nas principais salas de espetáculo europeias. Conclui o seu mestrado e
diploma artístico na Escola Superior de Música Hanns Eisler, em Berlim, na classe do Professor Ulf Wallin, de quem se torna assistente, e com o Professor Boris Kuschnir, na Universidade das Artes de Graz. As suas fontes de inspiração musical provêm especialmente de Ferenc Rados, Rita Wagner, Saschko Gawriloff, Steven Isserlis e Sir András Schiff.
Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791): “Eine kleine Nachtmusic” (Pequena Serenata Noturna)
I. Allegro
II. Romanze: Andante
III. Menuetto: Allegretto
IV. Rondo: Allegro
António Vivaldi (1678 - 1741): As Quatro Estações
Concerto Nº 1, “A Primavera”, RV 269
I. Allegro
II. Largo
III. Allegro
Concerto Nº 2, “O Verão”, RV 315
I. Allegro non molto
II. Adagio – Presto
III. Presto
Concerto Nº 3, “O Outono”, RV 293
I. Allegro
II. Adagio – Presto
III. Allegro
Concerto Nº 4, “O Inverno”, RV 297
I. Allegro
II. Adagio – Presto
III. Allegro
Violino: Diana Tishchenko
Orquestra de Câmara de São Petersburgo
Direção musical: Yuri Gilbo
Auditório . m+6 .