AGENDA_ JANEIRO A ABRIL 2025
ABERTURA DE BILHETEIRAS (PRESENCIAL E ONLINE):
A PARTIR DE 02 DE JANEIRO DE 2025
Compra online de bilhetes em:
AGENDA DE PROGRAMAÇÃO JANEIRO A ABRIL 2025
“Não desejo qualquer recompensa, mas sim saber que fiz a coisa certa.”
[Tom Sawyer, por Mark Twain]
Fazer a “coisa certa” requer autoquestionamentos constantes, na procura de mais elevados níveis de consciência e de qualidade. As “coisas certas” são mutáveis e resultam de pensamento, ação e reflexão, num permanente ciclo de evolução. Porque de ciclos se trata, importa referir que a programação para o ano de 2025 abrirá novos ciclos, mantendo a continuidade de outros previamente existentes.
No presente quadrimestre, março e abril recebem dez ecléticas propostas de Teatro, no âmbito da primeira edição do “ASPAS” - Ciclo de Teatro de Bragança, numa abertura de excelência pela Formiga Atómica / Teatro Nacional D. Maria II, com o espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo”), depois de estreado no Festival de Teatro de Almada e apresentado no prestigiado Festival d’Avignon (França). Entre janeiro e fevereiro, destaque para as coproduções teatrais “Solstício de Inverno”, pelo Teatro da Cidade e “A.M. Monstro - Um Heterónimo do Futuro”, pela Malvada Associação Artística, a partir do conceito de heteronímia de Fernando Pessoa. A Limite Zero traz a Bragança o espetáculo de Serviço Educativo “Os Sonhos do Tom”, reavivando as intemporais aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain). Também no quadro de Serviço Educativo, “Lições de Voo”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, dá continuidade ao “ASPAS” - Ciclo de Teatro de Bragança, que avança com espetáculos para público geral: “MEMO”, pela Mescla, “Como Desenhar Uma Filha Nua”, pela Visões Úteis, “Os MOSQU3TEIROS”, pela Este - Estação Teatral, as coproduções “Os Homens Morrem As Mulheres Sobrevivem”, pelo Ensemble - Sociedade de Actores e “Fio Mental”, pela Urze Teatro. Em abril - mês de Liberdade(s) -, “Hamlet”, de William Shakespeare, é revisitado pela Momento - Artistas Independentes, com “Lembra-te dos meus Pecados” e os espetáculos “Uma Rua de Cada Vez”, pela Narrativa Ensaio e “Cartas de Guerra 61-74”, pela Casa da Esquina, encerram o “ASPAS” - Ciclo de Teatro de Bragança.
Na Música Erudita, a ‘Gala de Ópera: Concerto de Ano Novo’, pela Orquestra da Costa Atlântica, abre o ano de 2025, com espírito de prosperidade e paz, tão necessário ao mundo atual. O pianista Paulo Oliveira apresenta “Beethoven 250+4” e Álvaro Cortez regressa ao Teatro Municipal de Bragança, para a partilha de “Bach VS Electronics”. Beatriz Pinto apresenta “Concerto de Guitarra Clássica” e, na celebração do Dia Internacional da Mulher, o Trio Majestoso, por Aušra Bernatavičiūtė, Daniela Rego e Gabrielle Silva, procura transportar o público para um ambiente sublime e intimista.
Abril acolhe, pela primeira vez no Teatro Municipal de Bragança, uma das mais extraordinárias obras do repertório coral sinfónico da História da Música Ocidental: “Requiem em Ré menor (K. 626)”, de Wolfgang Amadeus Mozart, sob a Direção Artística do Maestro Artur Pinho Maria, para dirigir a Orquestra Inês de Castro, o Coro Sinfónico Inês de Castro, os solistas Leonor Barbosa de Melo, Gisela Sachse, Bruno Almeida e Rui Silva, bem como os coralistas Brigantinos do BRICHOIR'T - Conservatório de Música e Dança de Bragança, orientados pelo Professor João Dias.
A Música de cariz Tradicional marca presença com o “XXIV Festival Cantar os Reis”, organizado pelo Lions Club de Bragança e Óscar Ibañez celebra 20 anos de reconhecida carreira, com “Tribal XX”, acompanhado pela Óscar Ibañez & Tribo. Também o Tango será opção, com a força da Palavra, da Música e da Dança de “Tango, amor desconsolado”, por Mariel Martínez, com direção de Juan Esteban Cuacci.
Porque a diversidade e a abrangência são “coisas certas”, bebés e famílias podem usufruir de “CRASSH_Babies 1.0”, pela WETUMTUM, numa combinação entre Música, Movimento e Comédia Visual. De âmbito mais experimental, alternativo e intimista, chegam as propostas musicais de MaZela - apresentação de “Desgostos em Canções de Colo” -, de Paulo Vicente & Luís Vicente, bem como de Tiago Sousa - apresentação de “Organic Music Tapes vol 3” e “A Thousand Strings”. No quadro do ciclo de programação Café Duplo, visitam Bragança Minta + Mr. Gallini e Susie Filipe + Edgar Valente.
O ciclo de programação ‘Festival Interior com Voz’ assume destacada relevância e coloca em palco talentos de diferentes gerações e géneros musicais, numa série de seis concertos, ao ritmo de dois por noite: Em fevereiro, Milhanas // Camané; Em março, Soraia Tavares // Tiago Nacarato & Orquestra Bamba Social; em abril: Rita Redshoes // Tiago Bettencourt. Completam as propostas de Música Urbana a digressão mundial de “Symphonic Tribute to Metallica”, pelo aclamado projeto ORION e o espetáculo de Hip-Hop / RAP de VLUDO com Sam The Kid.
O Dia Internacional da Dança é celebrado com a transmissão em direto - a partir do Teatro Camões - do espetáculo “Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte”, no âmbito do projeto CNB em direto da Companhia Nacional de Bailado. Também na área da Dança, Bragança integra a digressão internacional do multipremiado “El Festín de Los Cuerpos”, pela (inclusiva) Danza Mobile.
A(s) sua(s) visita(s) ao Teatro Municipal de Bragança validam as “coisas certas” e reforçam a ideia de que a Cultura (re)compensa.
João Cunha
(Diretor do Teatro Municipal de Bragança)