ACABAR COM EDDY BELLEGUEULE
sexta
21H00
CAIXA DE PALCO
M>14
80 Min.
6,00 EUROS
No final do espetáculo
haverá uma conversa
com o público.
ACABAR COM EDDY BELLEGUEULE,
de Édouard Louis
Espetáculo de teatro a partir da adaptação de um romance autobiográfico
(edição da Fumo Editora com tradução de António Guerreiro, 2014).
Este romance mostra os mecanismos da violência exercida a um rapaz homossexual na França profunda, ignorante, pobre. Esse rapaz, Eddy Bellegueule – “Eddy”, nome escolhido pelo pai inspirado nas séries norte-americanas – é agora Édouard Louis, alguém que quer contar, mostrar, exortar à fuga como possibilidade de salvação.
Em “Acabar com Eddy Bellegueule”, através da história do seu sofrimento e da estruturação da sua identidade, Édouard Louis mostra uma realidade que se auto-reproduz, gente presa a um destino que não podem traçar.
Num contexto em que a homofobia e o racismo impregnam a vivência diária, e em que a violência e a humilhação são parte da vida de quem é diferente, a única hipótese é a fuga. Este também é um livro sobre uma derrota: o esgotar de todas as possibilidades de inclusão apesar de uma intensa luta exterior e interior e da admissão de que a fuga é a única escolha - e uma vitória: a de ter conseguido sair e fruir a vida em liberdade.
Texto Édouard Louis; Tradução António Guerreiro; Encenação e adaptação Dinarte Branco; Desenho de luz Feliciano Branco; Figurino Susana Moura; Banda Desenhada João Augusto; Interpretação David Esteves; Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género