A PÉROLA
27 MARÇO - DIA MUNDIAL DO TEATRO
sexta
21H00
AUDITÓRIO
M>12
90 Min.
LIVRE
obrigatório levantar bilhete
Ciclo Teatro Bragança
#CompanhiaDaEsquina
#A PÉROLA
a partir de #JohnSteinbeck
A Pérola constitui uma parábola poética sobre as grandezas e misérias do mundo. Um mundo contraditório, objectivado nas ambiguidades entre pobreza e riqueza, poder e despojamento, humano e mais-do-que-humano.
A partir da obra homónima de Steinbeck, narrativa com origem num conto tradicional mexicano, conhecemos aquilo a que chamam a “pérola do mundo” e a sua interferência na vida de uma família de pescadores em busca de uma vida melhor.
Paradoxalmente, a descoberta desta pérola altera a ordem que sempre conheceram, catalisando reacções numa comunidade marcada pela desigualdade social extremada em que as possibilidades de luta de classes são reduzidas e aproveitadas. Vemos assim a tentativa de manutenção do fino equilíbrio entre uma vida simples, em harmonia com a terra, mas de frágil subsistência.
Por contraste, assistimos também à vontade de acesso a bens materiais que permitam à sua prole alcançar o conhecimento e o poder de não ser subjugado.
encenação e dramaturgia Jorge Gomes Ribeiro interpretação Ana Lúcia Palminha, André Nunes, Carla Chambel, Paula Neves, Pedro Martinho, Rita Fernandes, Rui Luís Brás e Tiago Costa vídeo Nuno Barroca desenho de luz José Carlos Pontes sonoplastia Adriano Filipe apoio ao movimento Joana Furtado apoio à dramaturgia Sofia Santana cenografia Marta Fernandes da Silva e Jorge Gomes Ribeiro figurinos Rita Fernandes e Jorge Gomes Ribeiro design gráfico João Afonso comunicação Rita Fernandes produção Manuela Morais