OPA SET2021 - PROGRAMA Concertos de Artistas (Hip-Hop)

Noticias   opa 2021 1 480 280
13 Set 2021

OPA - Oficina Portátil de Artes - SET.2021_Teatro Municipal de Bragança

 

A OPA - Oficina Portátil de Artes é um projecto artístico e de desenvolvimento de competências artísticas concebido pela Sons da Lusofonia com foco no Hip-Hop, que traz jovens da periferia ao centro da cidade e tem sido apresentado desde 2010 no Festival Lisboa Mistura. Tem como objectivo potenciar novas formas de cruzamento entre a pedagogia e a criação artística através da música.

Nos últimos anos, a OPA tem trabalhado com centenas de jovens de diversas origens e bairros da Área Metropolitana de Lisboa. Através de uma formação com a duração de cerca de um mês, dirigida por Francisco Rebelo (baixista Orelha Negra, Fogo-Fogo e Cais Sodré Funk Connection e formador dos cursos de Som e Produção Musical na World Academy e Restart), são proporcionadas ferramentas técnicas e artísticas que permitem uma evolução acompanhada e, ao mesmo tempo, um lugar em palcos centrais da cidade. Outro componente essencial é a criação de workshops esporádicos com artistas da área do hip-hop como complemento para a formação artística, fornecendo-lhes peças acessíveis e desafiadoras que retratam outros olhares.
O objectivo da OPA é garantir a formação artística de novos talentos através de um acesso a variadas ferramentas e profissionais que os prepararam para um futuro mais promissor na área que apaixona os participantes de todas as edições: a música. Além disso, a OPA cuida de promover as questões sociais e de cidadania numa perspectiva de intervenção e mudança.

Grupos participantes:

ADILAN
AVAN GRA
CHAKUTH
LEWIS CZM
NOIATT
ZEKA

 

link: SONS DA LUSOFONIA