27FT//festival de teatro: AJAX de Sófocles

Ajax   2 1 710 300
27 Março 2015
Horário:
DIA MUNDIAL DO TEATRO
AUDITÓRIO | 21H30

Depois de Coriolano, de William Shakespeare, o Teatro do Bolhão e o Ao Cabo Teatro apresentam agora a nova co-produção, Ajax de Sófocles, sob a direção de Nuno Cardoso.
Num cenário que evoca a desolação das praias de Dunquerque de 1944, Ajax, o mais poderoso guerreiro grego, vê a desonra abater-se sobre ele, ao recusarem-lhe as armas divinas de Aquiles em benefício de Ulisses. O seu orgulho cega-o simultaneamente às virtudes do outro e aos seus próprios defeitos, levando-o ao repúdio de homens e Deuses, e criando o espaço para a sua própria queda.
Damos assim continuidade ao projecto nuclear de divulgação dos textos fundamentais da dramaturgia ocidental. Este ciclo que propomos não é, evidentemente literário mas teatral. No entanto, constrói-se a partir de clássicos, essas raras obras que permanecem no Tempo, que nunca são esgotáveis, que cada geração tem necessidade de re-olhar e de tentar a sua leitura sempre incompleta.
Segundo o encenador, no âmbito de uma montagem contemporânea, esta peça desenvolve-se, acima de tudo, em torno da luta titânica, que na sociedade actual - hiper-informada mas não hiper-consciente - existe para controlar a narrativa dos factos e portanto (re) escrever a realidade, e que está hoje, profusamente, à frente dos nossos olhos…

ENCENAÇÃO: NUNO CARDOSO // TRADUÇÃO: MARIA HELENA DA ROCHA PEREIRA
COM: AFONSO SANTOS, ANTÓNIO JÚLIO, LUÍS ARAÚJO, JOÃO CRAVO CARDOSO, JÚLIA VALENTE, MÁRIO SANTOS, MICAELA CARDOSO, RODRIGO SANTOS

Agradecimentos: TNSJ, Casa da Música, As Boas Raparigas

coprodução:

www.ace-tb.com www.aocaboteatro.pt

ACE é uma estrutura financiada por:



27FT - BILHETE GERAL: 30,00 EUROS (TMB)


festivalvinteesete.blogspot.pt


M.12 // ENTRADA LIVRE ATÉ AO LIMITE DA LOTAÇÃO DA SALA. OBRIGATÓRIO LEVANTAR BILHETE NA BILHETEIRA DO TMB.