' ORQUESTRA DE CÂMARA DE SÃO PETERSBURGO E FILIPE PINTO-RIBEIRO '

Layout braganca classicfest   2021 1 710 300
01 Outubro 2021
Horário:

21h00

Preço:

Entrada livre até ao limite de lotação. Obrigatório levantar bilhete na bilheteira do TMB

01 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA MÚSICA * 

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA

Bragança ClassicFest

Concerto de Abertura

 

BCF_fb_eventO1OUT

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DE SÃO PETERSBURGO E FILIPE PINTO-RIBEIRO

Obras de Mozart e Tchaikovsky

 

A Orquestra de Câmara de São Petersburgo é uma das instituições musicais russas de referência na cena internacional.
Fundada em 1990 por músicos diplomados do Conservatório de São Petersburgo, a Orquestra marca presença regular nas principais temporadas de concertos e festivais Europa fora.
O seu director musical é, desde 1998, o maestro russo Yuri Gilbo.
Abarca um repertório desde o Barroco até à música do nosso tempo.
Com o maestro Yuri Gilbo e o clarinetista Fabio Di Casola, gravaram as três grandes obras com clarinete de Weber para a Sony (2009), registo que foi ‘Editor’s Choice’ da revista inglesa Gramophone.
A Orquestra de Câmara de São Petersburgo tocou com solistas de topo mundial, como Mstislav Rostropovich, Nigel Kennedy, Igor Oistrach, Sir James Galway, Mischa Maisky, Giora Feidman, Sharon Kam, Sergei Nakariakov, David Garrett, Andrei Gavrilov e Vadim Repin.

 

Direção musical - Yuri Gilbo

A carreira de maestro de Yuri Gilbo confunde-se com a história da Orquestra de Câmara de São Petersburgo. De facto, Gilbo tornou-se director musical e artístico da orquestra apenas um ano após a sua estreia profissional como maestro, e a sua acção ao longo dos últimos 23 anos foi determinante para o actual perfil artístico e personalidade sonora da formação.
Natural de São Petersburgo, Gilbo estudou no histórico Conservatório Rimsky-Korsakov, mudando-se na década de 90 para a Universidade
de Frankfurt, para estudar com a grande violetista Tabea Zimmermann.
Em paralelo às suas funções em São Petersburgo, desenvolve carreira de maestro convidado em orquestra um pouco por todo o mundo, com especial incidência na Europa central e Ásia.

 

Pianista - Filipe Pinto-Ribeiro

Filipe Pinto-Ribeiro é um dos grandes pianistas portugueses da actualidade e um dos que mais reconhecimento internacional conquistou enquanto solista e músico de câmara.
Diplomado e doutorado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde estudou com Lyudmila Roschina, Filipe encetou desde então uma carreira que o tem levado a apresentar-se nas principais salas e com as principais orquestras portuguesas e em alguns dos principais palcos e prestigiosas séries de concertos da Europa e América do Norte. Momento importante no seu percurso foi acriação, em 2006, do DSCH - Schostakovich Ensemble (de que é Director Artístico), um
agrupamento de geometria variável onde Filipe se tem reunido, ao longo dos últimos quase 20 anos, a muitos dos mais significativos músicos do nosso tempo para concertos um pouco por todo o mundo. Foi também a partir desse Ensemble que criou em 2015 o Festival e Academia Verão Clássico, que se realiza anualmente em Lisboa no fim de Julho/início de Agosto, e que se constitui hoje inquestionavelmente como um dos mais importantes festivais e academias musicais de Verão do mundo.
É também Director Artístico do Festival de Música dos Capuchos e do Bragança ClassicFest.
Dentre a sua discografia, destaque-se, a solo, o CD ‘Piano Seasons’, com obras de Tchaikovsky, Carrapatoso e Piazzolla/Nisinman e, em música de câmara, a integral para piano e cordas de Schostakovich e um disco com Trios de Beethoven, todos três editados pela Paraty/ Harmonia Mundi. Recebeu em 2014 da marca de pianos Steinway & Sons a distinção de ‘Artista Steinway’.

 

 

Programa:

 Carlos Seixas (1704 - 1742): Sinfonia em Si bemol Maior

I. Allegro
II. Adagio
III. Minuete

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791): Concerto para Piano e Orquestra N. 12 K. 414

I. Allegro
II. Andante
III. Allegretto

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840 - 1893): Serenata Op. 48

I. Pezzo in forma di sonatina: Andante non troppo – Allegro moderato
II. Valse: Moderato - Tempo di valse
III. Elegia: Larghetto elegiaco
IV. Finale (Tema russo): Andante – Allegro con spirito

 

Piano: Filipe Pinto-Ribeiro

Orquestra de Câmara de São Petersburgo
Direção musical: Yuri Gilbo

 

 

* Entrada livre até ao limite de lotação. Obrigatório levantar bilhete na bilheteira do TMB . Auditório . m+6