Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem do Presidente

Caro (a) Visitante /Amigo (a),

Bem-Vindo à Página web do Município de Bragança

Foto Mensagem PresidenteBragança irá tornar-se, a breve trecho, uma referência regional, nacional e internacional, no que concerne à afirmação de um território inovador, inteligente, dinâmico e autêntico, fruto de novos investimentos, que irão alavancar a economia local, desenvolvida com base numa relação de proximidade com os stakeholders locais, com especial enfoque na capacidade de captação de fundos comunitários, direcionados para projetos de elevado interesse público, mantendo o referencial identitário. É através da preservação da memória coletiva de um povo que valorizamos o seu passado e projetamos o futuro, mas de uma forma sustentável. Os projetos Museu da Língua Portuguesa, o Núcleo Museológico Ferroviário e as obras que serão concretizadas, como a Avenida Sá Carneiro e Avenida João da Cruz, são disso exemplo.

Aproxima-se um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo, que será assumido no sentido da promoção da coesão e a competitividade territorial, capaz de colocar Bragança no topo dos concelhos de Portugal mais atrativos para Viver, Visitar e Investir, numa clara afirmação como Smart City.

Neste sentido, o Município tem uma linha de orientação estratégica bem definida, ao nível da mobilidade, dando primazia aos modos suaves (bicicleta e pedonal), através da construção de ciclovias e vias pedonais, através da reestruturação da rede de transportes e de projetos que contemplam bicicletas de passeio e viaturas elétricas para transporte de famílias e grupos, como é o caso do Moveletur, nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho, numa ótica de promoção de uma economia de baixo teor de carbono.

Na senda de mais e melhor coesão territorial, as Freguesias/Uniões de Freguesias continuarão a ser um dos nossos parceiros estratégicos. Neste âmbito, no dia 28 de dezembro de 2018, foram celebrados acordos de execução, dotando essas entidades do necessário pacote financeiro para a realização das competências previstas na Lei. O Município de Bragança continuará a apoiar, ainda, importantes investimentos, em diferentes áreas, que se revelem fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das populações.

É a pensar em cada um dos nossos munícipes, que trabalhamos diariamente, para que os seus problemas sejam resolvidos em tempo útil, através de uma maior capacidade dos nossos serviços, quer ao nível do atendimento presencial, quer através dos sistemas disponíveis relacionados com as novas tecnologias.

Almejamos, também, dotar o nosso concelho de mais e melhor emprego, atraindo investimento e criando condições para que Bragança se possa desenvolver com boas infraestruturas mas, acima de tudo, aumentando a nossa densidade demográfica.

O concelho de Bragança é, indubitavelmente, um território de oportunidades, com uma forte componente de inovação tecnológica, com recursos de excelência e com provas dadas pelo tecido empresarial local, como atestam os rankings das exportações, não só ao nível da zona norte, mas também a nível nacional.

Convido-o a conhecer o nosso mosaico paisagístico inigualável, explorar a nossa cultura de referência e as nossas tradições seculares, degustar a nossa gastronomia de excelência e desfrutar de um turismo de qualidade, digno dos melhores elogios, por parte de quem nos visita.

Para experienciar tudo isto, é obrigatório colocar Bragança como destino obrigatório, no agendamento das suas viagens.

Visite-nos, porque Bragança é perto e nós cá estaremos para o receber, com a reconhecida e genuína hospitalidade do povo transmontano.

Um abraço amigo,

Hernâni Dinis Venâncio Dias
Presidente da Câmara Municipal de Bragança

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU