UMA IDEIA DE JUSTIÇA

19 04 ace teatro do bolhao tmb 2023 1 710 300
19 Abril 2023

27 FT_logos

 

 

UMA IDEIA DE JUSTIÇA

Quando perguntamos o que é a justiça não é assim tão fácil chegarmos a uma definição. Já a injustiça, quando a sentimos na pele, é bem mais fácil de identificar: sentimos tristeza, raiva, e, acima de tudo, uma vontade enorme de desfazer qualquer coisa mal feita. A injustiça tem isso: ao observá-la (em nós ou nos outros) sabemos quase sempre o que seria necessário para a impedir ou para a reparar. Como se num bolso, a injustiça trouxesse um martelo (para desfazer em cacos um vaso) e no outro um tubo de cola (capaz de os colar). Em suma: somos capazes de dizer “isto é uma injustiça” porque, apesar da dificuldade em encontrar as palavras certas, dentro de nós sabemos mais ou menos bem o que é a justiça. A tal ponto que nos podemos perguntar: quem terá posto a definição de justiça dentro de mim? Ou ainda: de onde virá esta fome de justiça que sinto ao acordar?

Isabel Minhós Martins

 

É nossa intenção abordar questões tão relevantes como a diversidade, a escolha, a igualdade, a liberdade, fazendo do espetáculo uma ferramenta de construção de JUSTIÇA, integrando a língua gestual, que permitirá uma maior proximidade a públicos diversos. Este espetáculo pretende responder ao desafio permanente que as palavras de Sophia de Mello Breyner, na sua Arte Poética III, nos lançam, como uma interpelação: “Quem procura uma relação justa com a pedra, com a árvore, com o rio, é necessariamente levado, pelo espírito de verdade que o anima, a procurar uma relação justa com o homem. Aquele que vê o espantoso esplendor do mundo é logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo (…)”

Joana Providência

 

Direção: Joana Providência . Texto: Isabel Minhós Martins . Interpretação e cocriação: Joana Mont’ Alverne, Joana Petiz e Rina Marques . Cenografia: Cristóvão Neto . Figurinos: Cátia Barros . Luz: Tiago Silva . Apoio a voz: Maria do Céu Ribeiro . Apoio a Movimento: Daniela Cruz Ilustração: Carolina Gaessler Coprodução: Teatro do Bolhão, Teatro Nacional São João e Teatro Aveirense.

 

 

CAIXA DE PALCO • M6 • 60 min.

LIVRE - Levantamento de bilhete obrigatório (Bilheteira presencial do TMB)

 

serviço educativo_logos

 

 

 

COMPRA ON-LINE DE BILHETES:

https://ticketline.sapo.pt/salas/sala/123

Horário:

10H30 e 15H