(W. Shakespeare)
Assim somos...
Atores de um enorme ‘palco’ que, entre avanços e recuos, nos permite construir aprendizagens e identidades.
Somos, cada qual à sua maneira, uma ‘biblioteca’ de histórias reais e imaginárias.
Somos múltiplos e diversos... em sonhos, fantasias, ilusões, formas de ser, estar e agir.
Somos Cultura e(m) ação...
Em boa verdade, falar de Cultura é abordar uma temática transversal, um insubstituível pilar da Humanidade, numa associação permanente entre Arte, Ciência, Educação, Inovação e Património. Assim, retomando o princípio de que todos somos ‘atores’ e, por conseguinte, fazedores de Cultura, devidamente alicerçados na filosofia de programação implementada no decurso dos últimos quinze anos, abraçaremos novos projetos e novas apostas estético-artísticas que, estamos certos, se transformarão em aliciantes ‘viagens’ na abertura de um novo ciclo de vida do Teatro Municipal de Bragança.
Tantas ‘viagens’, quantos caminhos percorrermos e ‘atores’ conseguirmos envolver...
Com entusiasmo pelos caminhos a que estas ‘viagens’ nos levarão, seja ‘ator’ e venha ao Teatro Municipal de Bragança VER, OUVIR e SENTIR...
João Cunha
Diretor do Teatro Municipal de Bragança; TMB; 2020
Cumprimos em 2019 quinze anos de Teatro!
Ao longo de 15 anos construímos um projecto de teatro para a cidade, para a região, para o país. Um teatro em diálogo com as pessoas, com as instituições, com os artistas, com os criadores, com as companhias, com os produtores, com os nossos pares, com o público em geral. Desenhámos um projecto, traçámos um caminho, definimos objectivos. Assumimos a missão de construir um serviço público de qualidade ao serviço da comunidade. Acreditámos que era possível proporcionar à comunidade o acesso a diferentes formas de expressão artística, apresentando espectáculos de qualidade, sem facilitismos, sem populismos, sem cedências, apostando sobretudo na educação e formação de públicos. O TMB adquiriu identidade e tornou-se uma referência para todos – para a cidade em primeiro lugar que assumiu esta casa como sua, para os espectadores, mas também para todos os que acolhemos: criadores, intérpretes, companhias, produtores, equipas visitantes.
Com a equipa que me acompanhou ao longo dos 15 anos, tudo fizemos para manter a excelência e qualidade do projecto TMB como o desenhámos. Conseguimos. É preciso acreditar nos projectos para que eles aconteçam. Assim foi com o projecto que construímos para o Teatro Municipal de Bragança. Acreditámos todos: direcção artística; equipa residente, e espectadores. Acreditaram todos os criadores que connosco trabalharam ao longo dos anos; acreditaram as companhias, os artistas, os produtores, os agentes culturais; acreditaram os nossos pares. Acreditaram os que confiaram em nós e nos deram condições para concretizar este projecto. Com todos estabelecemos relações artísticas, técnicas, profissionais e pessoais de confiança, cumplicidade, colaboração. E por isso estes 15 anos foram 15 anos cheios. De orgulho, de satisfação.
Obrigada aos que na cena, na sala, nos bastidores nos acompanharam neste percurso.
Obrigada ao meio milhão de espectadores que assistiu aos quase 2.000 espectáculos que apresentámos nestes 15 anos.
Viva o Teatro!
Helena Genésio
Directora Artística; TMB; 2019