TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA APRESENTA PROGRAMAÇÃO 'SETEMBRO > DEZEMBRO ´24'
A encerrar as comemorações do seu 20.º Aniversário, o Teatro Municipal de Bragança (TMB) apresentou, esta manhã, a agenda de programação para os meses de setembro a dezembro, já com a certeza de que 2024 é o ano em que se superam todas as expectativas.
De janeiro a julho, o TMB já ultrapassou os 18 mil espetadores, com uma média global de ocupação de 88,3% (65 espetáculos/102 sessões), sendo que em julho alcançou o feito inédito de taxa de ocupação de 100% em todos os espetáculos.
Para os próximos quatro meses, o TMB apresenta uma programação cultural eclética, com espetáculos da escala local à internacional.
“Os resultados e a programação do Teatro Municipal são de grande relevo para a região e confirmam o sucesso da estratégia do Município para a cultura”, referiu Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a conferência de imprensa. “A cada agenda apresentada, o público corresponde, vindo de diferentes partes, não apenas do nosso concelho. Um reconhecimento da excelência e ecletismo da programação, capaz de atrair vários tipos de público”, enalteceu, realçando que “além dos espetáculos e eventos de grande montra e efeméride, esta agenda promove um importante serviço educativo e programa vários artistas locais, o que faz parte de um grande desígnio do nosso trabalho de serviço público de cultura”.
Como destaques da nova agenda de programação surge a 4.ª Edição do “Bragança ClassicFest”, que traz a Bragança nove concertos de música erudita por alguns dos melhores intérpretes do mundo, além da homenagem a Mega Ferreira e António Victorino de Almeida, concertos de celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, com cinco espetáculos temáticos, um “Ciclo de Jazz”, o Festival de Dança Contemporânea “Algures a Nordeste”, duas digressões mundiais, entre várias outras propostas.
A reentré desta temporada do Teatro Municipal de Bragança acontece fora de portas, com “Música na Paisagem”, que leva a música erudita às aldeias de Montesinho e Espinhosela.
O talento brigantino tem também o seu lugar garantido nos diferentes palcos do Teatro Municipal de Bragança, com Mara Sandrina e a Banda de Música de Pinela, o Coral Brigantino, Tânia OP (Café Duplo) e o Conservatório de Música e Dança de Bragança.
Há, também, digressões internacionais e nacionais a passar pelo palco do TMB. O multipremiado “André e Dorine”, da Kulunka Theater Company, e o Ballet Clássico de Cuba, de Laura Alinso, com a data única em Portugal para a “Grande Suíte de Natal”. Programados estão, também, “A Noite”, de José Saramago, interpretada por um elenco de grande relevo nacional, e o concerto “Fado Camões”, da fadista brigantina “Lina_”.
A agenda propõe, ainda, uma programação com música alternativa, workshops/oficinas, e “Entre! Quem é?”, uma visita lúdica/guiada pelas instalações do Teatro Municipal.