ACABAR COM EDDY BELLEGUEULE

Berma   tmb 2019   1 710 300
15 Novembro 2019
Horário:

21H00 . CAIXA DE PALCO

Preço:
6,00 €

Espetáculo de teatro a partir da adaptação de um romance autobiográfico

“Acabar com Eddy Bellegueule”, de Édouard Louis

(edição da Fumo Editora com tradução de António Guerreiro, 2014).

 

Este romance mostra os mecanismos da violência exercida a um rapaz homossexual na França profunda, ignorante, pobre. Esse rapaz, Eddy Bellegueule – “Eddy”, nome escolhido pelo pai inspirado nas séries norte-americanas – é agora Édouard Louis, alguém que quer contar, mostrar, exortar à fuga como possibilidade de salvação.

Em “Acabar com Eddy Bellegueule”, através da história do seu sofrimento e da estruturação da sua identidade, Édouard Louis mostra uma realidade que se auto-reproduz, gente presa a um destino que não podem traçar.

Num contexto em que a homofobia e o racismo impregnam a vivência diária, e em que a violência e a humilhação são parte da vida de quem é diferente, a única hipótese é a fuga. Este também é um livro sobre uma derrota: o esgotar de todas as possibilidades de inclusão apesar de uma intensa luta exterior e interior e da admissão de que a fuga é a única escolha - e uma vitória: a de ter conseguido sair e fruir a vida em liberdade.

 

Texto: Édouard Louis ; Tradução: António Guerreiro ; Encenação e adaptação: Dinarte Branco ; Desenho de luz: Feliciano Branco ; Figurino: Susana Moura ; Banda Desenhada: João Augusto ; Interpretação: David Esteves

Com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

 

No final do espetáculo haverá uma conversa com o público.

 

 

M/14 ; DURAÇÃO APROX.:1H20