Está quase a chegar o Bragança Granfondo 2019

15 de Fevereiro de 2019

À terceira edição, o Bragança Granfondo desafia-se a cativar 2.000 ciclistas, com um traçado renovado e desafiante. A apresentação oficial decorreu a 15 de fevereiro, em Zamora (Espanha) e em Bragança, na Sala de Atos do Teatro Municipal, onde dezenas de pessoas quiseram conhecer, em primeira mão, os detalhes de uma prova já “mítica” do calendário nacional.

“Para este ano decidimos apresentar um percurso totalmente diferente, mostrando outra das muitas faces que o nosso território tem”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na apresentação da prova que, este ano, conta com uma incursão pelo concelho vizinho de Vimioso. “Este é um evento desportivo de âmbito não apenas nacional, mas também com grande expressão ibérica, cada vez mais participado e com um grande potencial para promover toda a região, os concelhos de Bragança e Vimioso, dinamizando a economia local e a divulgação do próprio território”, referiu o Presidente, recordando que “Bragança tem as condições ideais para acolher um evento do género e para a prática condigna e segura da prática desportiva”.

A prova de ciclismo para todos decorre a 14 de julho e conta com três distâncias à escolha: Granfondo (143 km), Mediofondo (98 km) e Mini­fondo (60 km), todas elas repletas do melhor que Trás-os-Montes tem para oferecer: natureza, tradição e a típica simpatia das suas gentes.

Com partida e chegada em Bragança, o novo percurso passará por Vimioso e diversas aldeias históricas, como Gimonde (em pleno Parque de Montesinho), Outeiro (lugar da imponente Basílica Menor), Parada (com os seus típicos caretos) e Pinela (terra do castelo de Alfenim e berço da tradição das cantarinhas, as pequenas peças de barro que se acredita trazerem boa fortuna a quem são oferecidas).

Em termos técnicos, o Bragança Granfondo apresenta-se com zonas rápidas e subidas desafiadoras - como o Muro Rio Sabor-São Bartolomeu (2,8 km com um declive médio de 11%, atingindo, em certas zonas, 24%), além das paisagens inspiradoras e, sobretudo, do ambiente característico e único.

Inscrições e informações detalhadas em: www.bragancagranfondo.com