Crianças do concelho aprendem a “Sorrir Branquinho”

Destauqe 740x410 1 720 1000
07 de Junho de 2018

680 crianças, provenientes de todos os Jardins de Infância do concelho de Bragança (rede pública, particular e cooperativa), participaram no projeto “Sorrir Branquinho”, uma iniciativa de sensibilização para a saúde promovida pelo Município de Bragança, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança.

Desde 2011 a intervir diretamente na comunidade escolar, o “Sorrir Branquinho” adverte de forma transversal aos cuidados de saúde, com especial enfoque na Intervenção Comunitária, Saúde Escolar e Saúde Infantil, e tem como objetivo reduzir a incidência de cárie dentária e a prevalência das doenças orais nas crianças, melhorar conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral e promover a equidade na prestação de cuidados de saúde oral a crianças com Necessidades de Saúde Especiais.

Para isso, “Sorrir Branquinho” realiza diversas ações de educação para a saúde no âmbito da Saúde Oral, desenvolvidas ao longo do ano letivo, entre as quais uma visita ao Centro de Saúde, visando a “desmistificação” do Gabinete de Estomatologia, a importância da vigilância de saúde (Gabinete do Médico de Família) e a importância da alimentação promotora de saúde oral (Gabinete de Nutrição).

Desde o início do projeto, 70% das crianças aderentes ao projeto “Sorrir Branquinho” realizam já escovagem dos dentes em contexto escolar, tendo sido já distribuídos cerca de 2000 kits de higiene oral e todos os materiais necessários pelo Município de Bragança.