Bragança combate o insucesso escolar

06 de Junho de 2018

“O nosso objetivo é conseguir reduzir em 25% as taxas de retenção e de abandono escolar dos alunos do nosso Concelho e, para isso, vamos contar com a atuação de equipas multidisciplinares”.

Afirmações do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a apresentação pública do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE do Município de Bragança, que decorreu no dia 5 de junho, no Auditório Paulo Quintela, e que reuniu dezenas de professores e encarregados de educação.

O Município de Bragança vai, assim, implementar no Concelho dois projetos: “Bragança Acompanha – Sucesso Escolar” e “Projeto Piloto – Prevenir para Melhorar Bragança”, que representam um investimento superior a 632 mil euros, integrado num plano global (com o valor de 6,3 milhões de euros financiado por fundos europeus do Norte 2020), promovido pela CIM Terras de Trás-os-Montes.

O PIICIE enquadra-se, assim, num plano alargado da região, que visa reforçar a atuação junto da comunidade educativa, por forma a alterar a realidade que caracteriza as Terras de Trás-os-Montes ao nível do insucesso e do abandono escolares no ensino obrigatório.

Este projeto do Município de Bragança visa acompanhar, em permanência, as crianças e os alunos que revelem maiores dificuldades de aprendizagem e/ou risco de abandono escolar ou comportamentos de risco, incidindo a intervenção no âmbito da capacitação das crianças e alunos e na capacitação parental, tendo como referência boas práticas nacional e internacionalmente reconhecidas, partilha de experiências e trabalho colaborativo.

O PIICIE prevê a implementação, ao longo de 36 meses, de 22 projetos, dos quais sete são transversais aos nove municípios da CIM-TTM e 15 promovidos por cada município.