Passar para o Conteúdo Principal

Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

Atendendo a que a Região Transfronteiriça do Nordeste Transmontano e de Castela e Leão (Zamora e Salamanca) constituem uma realidade única de beleza natural e preservação ambiental e a atestar esse facto está a recente distinção da “Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica”, bem como o destaque dado ao destino por vários especialistas em turismo da natureza.

A classificação como Reserva da Biosfera qualifica o território através do conceito e marca de reserva da biosfera da UNESCO, ampliada pela dimensão transfronteiriça. Esta classificação é instrumental de um Programa de Cooperação Territorial Transfronteiriça enquadrado nos objetivos estratégicos Europa 2020, desenvolvido pelo ZASNET. A visão do Programa MAB, decorrente do Plano de Ação de Madrid, considera que as Reservas de Biosfera devem assumir o papel de regiões piloto para o desenvolvimento sustentável e encontra uma correspondência muito ampliada no conceito de “economia verde”, o qual está no centro da discussão da estratégia mundial para o desenvolvimento.

Em 2011, nos 40 anos do programa MAB, a Declaração de Dresden expressa essa ideia colocando o ênfase no papel das Reservas de Biosfera na adaptação às alterações climáticas. Na “economia verde” o rendimento e o emprego são induzidos por investimentos, públicos e privados, que reduzem as emissões de carbono e a poluição, aumentam a eficiência no uso da energia e dos recursos, conservam a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas e visam reduzir a pobreza à escala global.

É neste contexto que se insere a importância e utilidade da Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica: uma proposta moderna de uma região piloto para o desenvolvimento sustentável, com ações focadas na adaptação às alterações climáticas e conservação da biodiversidade, tirando partido das suas características naturais e sócio – económicas, das iniciativas pré-existentes e das tendências fortes do tempo que vivemos à escala nacional, ibérica, europeia e global.

 

http://www.biosfera-mesetaiberica.com

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU