Sobre o Teatro

 sobreoteatro 1 960 2500

10 anos - Teatro Municipal de Bragança

“…Cumprimos em 2014 dez anos de teatro! Vivemos estes 10 anos com intensidade, dedicação, entusiasmo, profissionalismo.
Porque acreditámos, porque acreditaram em nós, chegámos até aqui: prestámos um serviço público de qualidade, construímos um teatro com a comunidade, para a comunidade, sem preconceitos e sem cedências. Desenhámos um projecto, traçámos objectivos, definimos estratégias; construímos um projecto cultural assente na realidade social e cultural em que nos incluímos, no respeito pelos tempos e ritmos do público, no diálogo franco e leal com o poder político e na autonomia da direcção artística.
Somos uma equipa orgulhosa do trabalho feito. Acreditamos que o papel dos teatros municipais é fundamental enquanto espaços de lazer, de fruição, de cultura.
Hoje como há dez anos, continuamos a acreditar neste projecto; mas queremos mais porque temos ambição e sabemos que podemos fazer mais e melhor. Queremos ter um Teatro aberto a novas experiências, novos desafios, novas atitudes, mantendo sempre a ideia de prestação de um serviço público de qualidade ao serviço da comunidade, da cidade e da região. O envolvimento da comunidade continuará a ser uma prioridade pois entendemos a importância de apreender a força local numa sociedade cada vez mais global.
Um teatro, mesmo municipal é do mundo. Projecto em construção deverá ser ao mesmo tempo local e global, cosmopolita e contemporâneo. Só estas características despoletam em nós um espírito crítico que nos inquieta, interroga, envolve e (co)move.”

Excerto do texto «Teatro Municipal de Bragança: 10 anos de Teatro»*, de Helena Genésio Diretora do Teatro Municipal de Bragança, no livro 10 anos – Teatro Municipal de Bragança.

* texto escrito de acordo com a antiga ortografia
download