Passar para o Conteúdo Principal

Aldeia de Montesinho

Situada a norte da cidade de Bragança, na fronteira com Espanha, a aldeia de Montesinho partilha o nome com a serrania que a acolhe.
Considerada como uma das aldeias mais carismáticas do Parque Natural de Montesinho, o aglomerado habitacional, configura-se alongado e paralelo ao curso da ribeira de Vilar, é notoriamente reconhecido pelo seu bom estado de conservação.
Próximo da aldeia, destaca-se na paisagem a barragem da Serra Serrada, complexo hidráulico construído em finais da década de 80, com uma superfície de aproximadamente de 31ha atinge os 1500m de extensão, constitui-se como um ecossistema artificial propício à pesca da truta e à observação da avifauna, sendo de destacar a águia-real e o melro das rochas, ainda que muitas outras espécies aqui ocorram.
Não muito longe da aldeia de Montesinho fica também o antigo complexo mineiro do Portelo. Esta mina, atualmente inativa, era das mais importantes explorações de estanho do nordeste transmontano, tendo sido nos finais da década de 1960 a mina de estanho mais produtiva de Portugal.

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU