Passar para o Conteúdo Principal

Natureza



Poucos territórios possuem biodiversidade tão rica como o Parque Natural de Montesinho, situado às portas de Bragança. Com oitenta por cento dos mamíferos que ocorrem em Portugal, só aqui se poderá deparar com um grupo de veados junto à estrada, avistar um corço a alimentar-se num carvalhal, descobrir sinais da presença de javalis num prado ou escutar o uivo de um lobo, numa noite límpida.
Nos céus, a águia-real, a cegonha-negra ou o picanço-de-dorso-vermelho fazem companhia a cento e sessenta espécies de aves, muitas delas igualmente raras, transformando a região num paraíso para ornitólogos.
O fabuloso mosaico de paisagens, composto por montes arredondados, os vales encaixados dos rios Sabor, Maçãs e Baceiro, searas, lameiros, soutos extensos, bosques de azinheiras e a maior mancha de carvalho-negral da Europa, é percorrido por inúmeros trilhos assinalados que permitem agradáveis passeios a pé ou a prática de BTT em cenários de arrebatadora beleza.
Unindo aldeias, embrenhando-se em densos arvoredos ou seguindo o traçado de cursos de água, há veredas calcorreadas há muitos séculos, como o itinerário romano de Antonino e os Caminhos de Santiago – um dos troços da Via da Prata passa por aqui, numa rota que prossegue em direção a Ourense. Bem mais recente, é a Estação de Biodiversidade de Carrazedo, na Serra da Nogueira, um aprazível percurso pedestre com indicação das plantas e animais que aí podem ser observados, entre eles algumas espécies de borboletas exclusivas de Trás-os-Montes.
À variedade geográfica e climática, que permite o convívio invulgar de exemplares tanto da flora mediterrânica como de ambientes mais frios, soma-se a existência de serpentinitos, rochas ultrabásicas onde florescem preciosidades botânicas endémicas dos solos transmontanos. Do ponto de vista geológico destacam-se também as rochas presentes no maciço de Bragança, as mais antigas do país, com cerca de mil milhões de anos.
Acrescente-se ainda a abundância de cogumelos, os mares de papoilas primaveris, a quietude matinal depois de um nevão ou a sombra dos freixos numa tarde de calor. Um Reino Maravilhoso, em qualquer estação do ano.

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU