Passar para o Conteúdo Principal

Cultura



Em Bragança, os caminhos para o futuro assentam em tradições com origens milenares. Nesta cidade dinâmica, com uma eclética oferta cultural, a arquitetura contemporânea convive com desfiles de caretos (mascarados que evocam rituais de iniciação) e os museus expõem tanto a herança etnográfica da região como as últimas criações de artistas consagrados.

Dominando a urbe, o castelo alberga o Museu Militar, com um acervo de grande valor histórico que inclui peças de armamento ligeiro do século XII até à Primeira Guerra mundial. Ainda dentro da cidadela, encontra-se o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, uma introdução ao universo mágico das festividades fronteiriças - as animadas Festas dos Rapazes -, realizadas em muitas aldeias do nordeste transmontano entre os meses de dezembro e fevereiro.
No Museu do Abade de Baçal conservam-se objetos de uso tradicional, bem como importantes coleções de arqueologia, ourivesaria e arte sacra. Por seu lado, no Centro de Fotografia Georges Dussaud pode admirar-se a alma transmontana, preservada em imagens de rara sensibilidade.
O emblemático Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, projetado pelo arquiteto Souto de Moura, recebe obras e instalações de artistas de renome, nacionais e estrangeiros, além dos trabalhos que refletem as vivências telúricas da pintora nascida em Trás-os-Montes.
Ainda no centro histórico há a salientar a Biblioteca Adriano Moreira, as salas de exposições do Centro Cultural Municipal e o Conservatório de Música e de Dança.
Junto ao rio Fervença, o pólo principal do Centro Ciência Viva é um edifício inovador, com soluções de arquitetura bioclimática, obra da italiana Giulia de Appolonia. A adjacente Casa da Seda, memória de uma importante indústria regional, está instalada num antigo moinho de água onde são feitas palestras de divulgação científica.
Integrado na rede nacional de teatros, o Teatro Municipal, desenhado por Filipe Oliveira Dias, orgulha-se da sua programação de excelência – a palavra-chave para definir a vida cultural da cidade.

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU