Passar para o Conteúdo Principal

Veterinária

Médico Veterinário Municipal

É a autoridade sanitária veterinária concelhia devendo zelar pela boa qualidade da saúde pública e garantindo a salubridade dos produtos de origem animal.
Serviços do âmbito do Médico Veterinário Municipal


• Serviço de inspeção higio-sanitária

Inspeção e controlo higio-sanitário de cantinas e cozinhas industriais para garantir a qualidade dos processos de manufatura, talhos, peixarias, charcutarias, queijarias entre outras unidades de fabrico ou venda de produtos de origem animal.
Inspeção e controlo de estábulos, pocilgas, cuniculturas, capoeiras, canis entre outros. Colaboração da Autoridade de Saúde de Bragança na implementação de boas práticas e higiene em articulação com o Delegado de Saúde e outras entidades oficiais de Saúde Pública.


• Serviço de profilaxia da raiva e de identificação eletrónica

A Médica Veterinária Municipal procede à vacinação contra a raiva e identificação de cães e gatos no âmbito das Campanhas de Vacinação Antirrábica e Controlo de doenças de origem animal e de Identificação Eletrónica em regime oficial (promovida pelo Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território).
Durante os meses em que decorrem as referidas campanhas são determinados locais, dias e horas em que se procede à campanha de vacinação nas freguesias do concelho de Bragança. Estas indicações tornam-se públicas por meio de editais afixados em lugares públicos, como as sedes das Juntas de Freguesia.
Fora do período normal de campanha o cidadão poderá vacinar o seu animal no gabinete da médica veterinária do município.
A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses de idade. Para os gatos esta vacinação é opcional.
A identificação eletrónica (através de microchip) é obrigatória para todos os cães nascidos a partir de 1 de julho de 2008 e para todos os cães das categorias de caça, potencialmente perigosos e perigosos, sendo também opcional para os gatos.

• Serviço de recolha de animais

Infelizmente, todos os dias surgem novos casos de maus tratos e abandono de animais. Os serviços da Câmara Municipal de Bragança efetuam a recolha, alojamento e acompanhamento de animais abandonados, perdidos e errantes.
Os animais recolhidos são encaminhados para as instalações do canil intermunicipal, localizado em Vimioso, onde permanecem durante 8 dias úteis, período durante o qual o seu proprietário pode e deve reclamá-los. Passado este período, e após avaliação médico veterinário, são encaminhados para adoção.
Se procura um cão ou gato, lembre-se que a adoção é uma excelente opção. Visite o Canil Intermunicipal ou a página do blog do canil (link na homepage da página da CMB).
Para adotar um animal tem de, em 1.º lugar, ser um dono responsável, alimentar e tratar quando está doente, dar tempo, atenção e carinho e conhecer e respeitar as normas legais vigentes.
Para adotar tem apenas de assinar um termo de responsabilidade e pagar a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica (valores praticados em regime de campanha). Para mais informações sobre o processo de adoção contacte os serviços do canil através do telefone 273 511 180.

  • imagem
  • imagem
 
voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU