Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

70 mil passaram por Bragança, Terra Natal e de Sonhos

Dest 1 720 1000
03 de Janeiro de 2018

Mais de 70 mil pessoas, oriundas de todo o País e do estrangeiro, passaram por Bragança, Terra Natal e de Sonhos, dinamizando, assim, a economia e turismo locais, bem como toda a cidade.

De 1 de dezembro a 1 de janeiro, Bragança foi local de visita para milhares de famílias que quiseram conhecer, de perto, a magia vivida na Terra Natal e de Sonhos.

Sendo a principal atração das mais de 70 mil pessoas, a Pista de Gelo recebeu 17.632 patinadores (sendo que o Município de Bragança ofereceu bilhetes aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o distrito de Bragança), numa média diária de 588 pessoas (mais 10,8% que em 2016).

No dia 8 de dezembro (feriado em Portugal e Espanha), foi batido o recorde de afluência: 1.071 patinadores.

A complementar as aventuras vividas na Pista de Gelo, os visitantes puderam conhecer, também na Praça Camões, a Árvore de Natal gigante, o Mercadinho de Natal, a Casa do Pai Natal, a Mini-roda, o Comboio Infantil, o Coreto de Natal, o Carrossel e o Baloiço.

Mas a magia de Terra Natal e de Sonhos não se viveu só na Praça Camões, tendo decorrido um pouco por toda a Cidade de Bragança, como mini concertos pelas três bandas de música do Concelho de Bragança, Banca de Natal, Presépio ao Vivo, Iluminação de Natal e Arte no Natal – oficinas para crianças, entre muitas outras.

Porque Natal é sinónimo de generosidade e de partilha, o Município de Bragança preparou, para a quarta edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos, iniciativas solidárias, como o I Trail Urbano Noturno Solidário, contou com a participação de mais de 350 pessoas, e durante o qual foram angariados (resultado das inscrições) 1.868 euros, doados, na totalidade, à União das Misericórdias Portuguesas, para as vítimas dos incêndios.

Já em Natal a Pedalar, 150 Pais-Natais pedalaram por uma boa causa: doar roupa ou brinquedos às crianças da Obra Kolping.

Também a Pista de Gelo (a maior de Trás-os-Montes) é sinónimo de solidariedade nesta época, já que as receitas de bilheteira (1 euro por 20 minutos de utilização) reverteram, integralmente, para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda.

Ao promover “Bragança, Terra Natal e de Sonhos“, o Município de Bragança visa, sobretudo, promover o comércio tradicional, animar a cidade, dinamizar a economia local e promover o turismo, numa época especialmente marcada por sentimentos de união, amor, solidariedade, confraternização e esperança num futuro melhor.

Este projeto é organizado pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e Unidade Pastoral Nossa Senhora das Graças, contando com o apoio da Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança, Bombeiros Voluntários de Izeda, Fundação Rei Afonso Henriques, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, APADI, Fundação “os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Bribanda - Banda de Música de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Unidade Pastoral Nossa Senhora da Serra, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Ginásio Clube de Bragança, Associação de Atletismo de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança.

 

Os números da 4.ª edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos:

  • 588 patinadores por dia, em média, na Pista de Gelo (mais 10,8% que na anterior edição);
  • 17.632 patinadores na Pista de Gelo;
  • + de 70 mil pessoas passaram pela Praça Camões;
  • + de 140 Pais Natal na iniciativa Bragança a Pedalar;
  • +de 350 pessoas no I Trail Urbano Noturno Solidário;
  • 1.868 euros entregues à  União das Misericórdias Portuguesas, para as vítimas dos incêndio;
  • 14 bancas na Banca de Natal;
  • 1072 turistas visitaram, no mês de dezembro, os Postos de Informação Turística de Bragança (crescimento de 24% face ao mesmo período de ano passado);
  • 66% dos turistas são oriundos de Espanha;
  • Verifica-se o crescimento de novos turistas oriundos do Brasil e do Reino Unido.
  • Aumento de 74,24% do número de visitantes dos museus da Cidade (mais 2.621 pessoas, que em período homólogo).
  • 16.500 utilizadores no Parque subterrâneo da Praça Camões (acréscimo de 24,2% relativamente a igual período de 2016).

Registo Fotográfico

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter e aos Serviços Online, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU